Desenvolver a comunicação interpessoal e novas habilidades é essencial para acompanhar a velocidade das mudanças

Os conflitos entre o uso das novas tecnologias e os profissionais no mercado de trabalho não são recentes. Essa situação foi originada nos primórdios da Revolução Industrial. Porém, no contexto atual, o uso de tecnologia é indispensável para o crescimento econômico de toda empresa. Então, de que forma o profissional pode acompanhar esse novo cenário e garantir a sua vaga nesse novo mercado de trabalho?

Segundo a gerente de Recursos Humanos da Central Contábil, Leila Chagas, a procura por uma maior qualificação profissional é indispensável, juntamente com o aperfeiçoamento da capacidade de inovação e a modernização dos processos de sua área de trabalho. Chamada de 4ª Revolução Industrial, a expansão do mercado atual exigirá mão de obra qualificada para atender às necessidades das empresas e da sociedade.

Considerando a inevitabilidade da substituição de funções manuais por meios robóticos, o uso da humanidade é essencial.  “Possuir a capacidade de observar e escutar, reunir informações, ter agilidade e utilizar essas habilidades para criar inovações são atribuições exclusivamente humanas, logo devem ser aprimoradas e usadas, levando em conta a conjuntura mercadológica atual”, destaca Leila Chagas.

Benefícios para os profissionais

Ao utilizar a tecnologia no mercado de trabalho, a empresa garante a adaptação ao novo padrão atual. Os profissionais, por sua vez, devem acompanhar essas implementações estando sintonizados com a tecnologia e sendo capazes de manipular a mesma, possibilitando dessa forma o trabalho colaborativo com outros setores e áreas, passando a serem mais generalistas.

Considerando a competitividade, o mercado se torna cada dia mais exigente, assim buscando um profissional que se encaixa nas necessidades de cada empresa e às preferências do cliente. O profissional deve, então, desenvolver novas habilidades e metodologias, saber desempenhar novas funções e se profissionalizar cada vez mais para não perder o seu espaço. Em outras palavras, estar apto a se reinventar é indispensável.

O contador no mercado atual

Como tantos outros do mercado, o setor contábil vem passando por mudanças significativas, e o profissional da área precisa saber se adaptar às mesmas. Ainda segundo Leila, essa adaptação é essencial para o contador avançar juntamente a tecnologia. “Por demanda dos órgãos reguladores, surgiram obrigações acessórias, como o Reinf e o eSocial, que exigem entregas por meio de webservices. Isso tornou o processo mais dinâmico, direcionando os profissionais da área contábil a se dedicarem à consultoria, realizar diagnósticos, análises de viabilidade e apoiar seus clientes em processos de tomada de decisão”, afirma Leila.

Logo, os profissionais de contabilidade devem se preocupar em desenvolver habilidades relacionadas às áreas analítica e lógica, sem deixar de lado o desenvolvimento das comunicações interpessoais, iniciativa e inovações, que serão primordiais nessa nova era. Isso porque a maior dificuldade será acompanhar a velocidade das mudanças.

E na sua empresa, como está a questão da revolução tecnológica? Acompanhe nossas redes sociais para receber mais conteúdos como esse e conte com a Central Gestão e Contabilidade para revolucionar o seu setor de Recursos Humanos!