1. Tenha boas histórias

Segundo o livro Leading Minds, do psicólogo Howard Gardner, um ser humano começa a compreender o mundo ao seu redor por volta dos 5 anos de idade, por meio das histórias que lhe são contadas. À medida que as pessoas amadurecem, suas visões de mundo tornam-se mais complexas, mas sua capacidade de assimilar narrativas nunca se perde. Logo, um líder bem sucedido é também um bom contador de histórias, pois ele as usa para criar argumentos para convencer uma audiência – seja sobre um programa, política, um plano, etc.

2. Entenda as motivações individuais

A padronização de um discurso ou ação motivacional pode não funcionar da maneira que você espera, uma vez que cada indivíduo vai receber e perceber o discurso à sua maneira. Encontre maneiras de conversar com a individualidade de cada um da sua equipe e os motive dessa forma.

3. Pense no futuro

Você faz investimentos em sua empresa pensando no futuro dela, certo? Assim também é com a sua equipe. Os funcionários trabalham com expectativas para o próprio futuro, e grandes líderes lembram disso ao pensar estratégias de motivação, pois elas estão sempre ligadas a ideia de que algo melhor está por vir.

4. Não fale o que você acha que esperam ouvir de você

Grandes líderes entendem que não se deve falar apenas o que as pessoas querem ouvir. Ao falar apenas o que convém, você pode estar criando uma situação de conforto em curto prazo, e “empurrando” um problema para o futuro. Se tomarmos, por exemplo, um elogio impensado e mentiroso que você fez a um funcionário só porque pensou que o deixaria animado, quando a verdade vir à tona, ele se sentirá ainda mais desmotivado, e o pior, perderá a confiança na sua palavra. Portanto, seja transparente.

5. Reconheça as boas atitudes

Grandes líderes costumam demonstrar respeito e admiração pelos trabalhos de suas equipes. Reconheça as qualidades dos seus colaboradores, e mais do que isso, estabeleça regras para quando esse reconhecimento é merecido.

6. Apresente desafios

As pessoas não desenvolvem novos talentos se continuam fazendo a mesma coisa de sempre. Estimule novas habilidades ao apresentar tarefas desafiadoras, que tenham ligação direta com o que sua equipe costuma desenvolver normalmente.

7. Encoraje soluções criativas

Por vezes, dar a liberdade para que a sua equipe escolha o seu próprio jeito de resolver pequenos problemas é a melhor forma de mantê-la motivada. Grandes empresas têm como lema “pense fora da caixa”, algo que você deveria trabalhar em sua empresa também.

8. Finalmente, comunique-se!

Para que uma equipe esteja plenamente motivada, é preciso que elas confiem na figura do seu líder. E para que haja esta confiança, é preciso comunicação. Grandes líderes dão abertura para que as equipes sintam-se à vontade para dialogar e expor ideias. E vale lembrar que é somente com uma boa comunicação que as suas ideias e planos chegarão a todas as áreas da sua empresa, garantindo o envolvimento de todos nos processos de mudança.

Um bom líder faz toda a diferença na cultura da empresa porque é ele quem faz com que os funcionários se sintam importantes e valorizados. Ouça, mostre respeito, e comunique-se com seus funcionários: você vai ver que a motivação deles só tem a beneficiar a sua empresa.

Fonte: Templum Consultoria